SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue11Thirdhand smoke: when the danger is more than you can see or smellInitiatives to challenge patent barriers and their relationship with the price of medicines procured by the Brazilian Unified National Health System author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464

Abstract

REIS, Cláudia Tartaglia; LAGUARDIA, Josué; VASCONCELOS, Ana Glória Godoi  and  MARTINS, Mônica. Confiabilidade e validade da versão brasileira da Pesquisa sobre Cultura de Segurança do Paciente em Hospitais (HSOPSC): um estudo piloto. Cad. Saúde Pública [online]. 2016, vol.32, n.11, e00115614.  Epub Dec 01, 2016. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00115614.

A avaliação da cultura de segurança do paciente no ambiente hospitalar é hoje considerada uma ferramenta de gestão, pois permite identificar áreas problemáticas e fornece informações valiosas para o planejamento de melhorias. Este estudo examinou a confiabilidade e a validade da versão brasileira da Pesquisa sobre Cultura de Segurança do Paciente em Hospitais (HSOPSC), instrumento que avalia características da cultura de segurança do paciente entre trabalhadores de hospitais. A confiabilidade do instrumento foi avaliada através da análise da consistência interna de suas dimensões. A validade de construto foi realizada por análise fatorial exploratória e confirmatória. A amostra foi composta por 322 questionários coletados em dois hospitais no Brasil, em 2012. Entre as dimensões, o alfa de Cronbach variou entre 0,52 a 0,91, exceto para duas dimensões em que ele foi muito baixo. Após exclusão de 4 itens, a Análise Fatorial Exploratória apresentou índices de ajuste apropriados a um modelo de 10 fatores.

Keywords : Segurança; Segurança do Paciente; Qualidade da Assistência à Saúde; Questionários.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )