SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue11Physical activity in pregnancy and adverse birth outcomesHealthcare and maternal morbidity and mortality: a hospital-based case-control study in two regions of Colombia (Bogotá and Antioquia), 2009-2011 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464

Abstract

HERNANDEZ-HOLGUIN, Dora M.; SANCHEZ, Isabel C.; PAEZ, Esteban  and  MONTOYA-VASQUEZ, Erika Maria. Desenvolvimento pessoal entre jovens em Medellín, Colômbia: para além de comportamentos de risco e resiliência. Cad. Saúde Pública [online]. 2016, vol.32, n.11, e00103614.  Epub Dec 08, 2016. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00103614.

As pesquisas sobre jovens têm se concentrado cada vez mais em abordagens dinâmicas e integradas, em vez de apenas no comportamento e na psicopatologia. Tais estudos ajudam a elucidar o desenvolvimento pessoal dos adolescentes e o papel da resiliência para eles próprios, partindo da sua própria perspectiva, isto é, de jovens que enfrentam um mundo complexo de riscos, oportunidades e violência. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com enfoque hermenêutico, usando 48 entrevistas em profundidade, analisadas com ferramentas teóricas em três estágios (descritivo, analítico e interpretativo). Os resultados mostram que a classificação dicotômica de jovens em resilientes versus não-resilientes (ou "com" versus "sem" problemas de comportamento) deixa de captar a maneira pela qual esses jovens vivenciam seu desenvolvimento, que é dinâmico e que muda de acordo com suas características, potencialidades, necessidades e interesses, além das oportunidades que encontram.

Keywords : Desenvolvimento do Adolescente; Assunção de Riscos; Resiliência Psicológica; Violência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )