SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue11RhD alloimmunization in pregnant women in Rio de Janeiro State, Brazil: perspectives and challenges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464

Abstract

CORDEIRO, Ricardo; STEPHAN, Celso  and  DONALISIO, Maria Rita. AmostraBrasil: um pacote R para amostragem domiciliar em municípios brasileiros. Cad. Saúde Pública [online]. 2016, vol.32, n.11, e00069516.  Epub Dec 08, 2016. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00069516.

Frente à relevância dos inquéritos epidemiológicos e às dificuldades em se estabelecer um adequado plano amostral para a sua realização, este artigo apresenta o pacote AmostraBrasil, integrante do software R, de livre acesso, que automatiza a obtenção de amostras aleatórias - simples, sistemáticas e estratificadas - de domicílios de quaisquer municípios do Brasil. Além disso, o pacote possibilita a obtenção automática das coordenadas geográficas dos domicílios amostrados, bem como shapefiles com o perímetro do município e a distribuição espacial da amostra. São descritos os passos para a sua instalação e utilização no sistema operacional Windows. São apresentados exemplos de aplicações do pacote: amostragem e distribuição espacial de 2.500 domicílios residenciais da cidade do Rio de Janeiro e geração de controles na estimativa da distribuição espacial do risco de homicídios em Campinas, São Paulo. São também apresentadas as exigências e limitações da utilização do pacote AmostraBrasil.

Keywords : Amostragem; Inquéritos Epidemiológicos; Software.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )