SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue12Correction of self-reported prevalence in epidemiological studies with large samplesEvaluation of the Mobile Emergency Care Service in Santa Catarina State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464

Abstract

MONTEIRO, Simone et al. A dinâmica da produção de estigma relacionado à AIDS entre gestantes vivendo com HIV/AIDS no Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2016, vol.32, n.12, e00122215.  Epub Dec 15, 2016. ISSN 1678-4464.  https://doi.org/10.1590/0102-311x00122215.

O estudo analisa a relação entre o estigma relacionado à AIDS e os processos de discriminação antes do diagnóstico entre gestantes vivendo com HIV/AIDS. O trabalho de campo incluiu entrevistas sobre as trajetórias de vida de 29 gestantes recrutadas em serviços de AIDS no Rio de Janeiro, Brasil. A análise mostrou que antes do diagnóstico do HIV, as desigualdades sociais e de gênero vivenciadas por essas mulheres já haviam reduzido seu acesso a bens materiais e simbólicos que poderiam ter melhorado suas perspectivas educacionais e de carreira, assim como, sua capacidade e autonomia no sentido de exercer seus direitos sexuais e reprodutivos. O diagnóstico de HIV provocava medo de julgamento moral e de desagregação nas redes de apoio sociais e familiares. Em função desses temores, as gestantes vivendo com HIV optam por ocultar o diagnóstico. É necessário que os serviços de saúde, ONGs e agências do governo colaborem para enfrentar os fatores que alimentam o estigma, tais como desigualdades socioeconômicas e de gênero, tabus e preconceitos relacionados à sexualidade, além de desenvolver ações parar empoderar as mulheres para redefinir a doença.

Keywords : Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Estigma Social; Gestantes.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )