SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue12The dynamics of the production of AIDS-related stigma among pregnant women living with HIV/AIDS in Rio de Janeiro, BrazilHigh prevalence of inadequate calcium and vitamin D dietary intake in two cohorts of pregnant women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464

Abstract

ORTIGA, Angela Maria Blatt; LACERDA, Josimari Telino de; NATAL, Sonia  and  CALVO, Maria Cristina Marino. Avaliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Santa Catarina, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2016, vol.32, n.12, e00176714.  Epub Dec 15, 2016. ISSN 1678-4464.  https://doi.org/10.1590/0102-311x00176714.

Estudo de caso para a avaliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Santa Catarina, Brasil, período de 2013/2014. O modelo teórico lógico e a matriz avaliativa de julgamento foram validados em oficinas de consenso com especialistas. Foram propostas duas dimensões: gestão da urgência e atenção à urgência, analisadas por meio de 22 indicadores. Para coletar os dados, utilizaram-se entrevistas, observação direta nas oito centrais regionais de regulação do SAMU e questionário enviado aos coordenadores do SAMU municipal. A análise e a emissão de juízo de valor, segundo dimensão, subdimensão e indicadores separadamente, possibilitaram a identificação de potencialidades e fragilidades passíveis de intervenção. Nenhuma regional teve bom desempenho nas duas dimensões; todas foram classificadas como "regular" na atenção e metade, como "ruim" na gestão da urgência. Como potencialidade, destaque para comunicação ágil com o solicitante, padronização e suporte externo do atendimento. Os mecanismos de articulação e comunicação interna e externa necessitam de efetivação. É preocupante a qualidade das unidades de suporte avançado.

Keywords : Avaliação de Programas e Projetos de Saúde; Assistência Pré-Hospitalar; Gestão em Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )