SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue12Occupational exposure to benzene in Brazil: estimates based on an occupational exposure matrixIndependent effect of type of breastfeeding on overweight and obesity in children aged 12-24 months author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464

Abstract

RIQUINHO, Deise Lisboa  and  HENNINGTON, Élida Azevedo. Sistema integrado de produção do tabaco: saúde, trabalho e condições de vida de trabalhadores rurais no Sul do Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2016, vol.32, n.12, e00072415.  Epub Dec 22, 2016. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00072415.

O estudo teve por objetivo analisar o processo de produção e comercialização do tabaco no sistema integrado e as condições de vida e trabalho de fumicultores no Sul do Brasil. Foi desenvolvido estudo qualitativo, no período de dezembro de 2010 a agosto de 2011, com realização de 31 entrevistas semiestruturadas com trabalhadores rurais e informantes chave, além de observação participante. A perspectiva ergológica foi o principal referencial analítico. O sistema integrado permite à indústria controlar os valores pagos e a qualidade do fumo. O alto custo dos insumos, o endividamento, a insuficiência do seguro agrícola e a utilização intensiva da força de trabalho familiar caracterizam a produção do tabaco. Riscos de acidentes e doenças foram relacionados ao trabalho na fumicultura. À luz do dispositivo dinâmico a três polos proposto pela ergologia, o enfrentamento dos problemas exige a confrontação entre os polos do saber dos trabalhadores e o do conhecimento técnico e científico, articulados com responsabilidade ética e social.

Keywords : Tabaco; Trabalhadores Rurais; Saúde Ocupacional; Condições de Trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )