SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue12Social support network, mental health and quality of life: a cross-sectional study in primary care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464

Abstract

MARQUES, Larissa Pruner; SCHNEIDER, Ione Jayce Ceola  and  D'ORSI, Eleonora. Qualidade de vida e a associação com trabalho, Internet, participação em grupos e atividade física em idosos do Estudo EpiFloripa, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2016, vol.32, n.12, e00143615.  Epub Dec 22, 2016. ISSN 1678-4464.  https://doi.org/10.1590/0102-311x00143615.

O estudo teve como objetivo investigar a associação entre mudanças nas relações sociais e na atividade física sobre qualidade de vida entre idosos na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Foram analisados dados sobre 1.197 idosos de duas ondas do inquérito populacional e domiciliar, EpiFloripa Idoso. A regressão linear múltipla foi usada para estimar a associação entre variáveis de mudança social e de estilo de vida sobre qualidade de vida, medida pelo instrumento CASP-16 Brasil, com uma pontuação de zero até 48, que representa satisfação completa em todos os domínios de qualidade de vida no CASP. A média de qualidade de vida foi 37,6 (IC95%: 37,2; 38,1). As relações sociais associadas com pontuação alta em qualidade de vida foram iniciar um trabalho, continuação do uso da Internet, iniciar a participação em grupo religioso ou de convivência e permanecer e se tornar fisicamente ativo, e para aqueles fisicamente ativos, mas que se tornaram inativos na segunda onda. Para os idosos, continuar vivendo com familiares teve um efeito negativo sobre qualidade de vida. Algumas mudanças nas relações sociais tiveram um efeito positivo sobre qualidade de vida, e os resultados reafirmaram a importância da atividade física para o envelhecimento saudável, uma vez que a procura da vida ativa foi mais importante do que permanecer inativo.

Keywords : Qualidade de Vida; Idoso; Rede Social; Atividade Motora.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )