SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 suppl.2Articulação entre os interesses produtivos e sociais da saúde no Sistema Nacional de Inovação de Saúde: a experiência do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO)Capacitação científica e tecnológica na área da saúde: oportunidades, desafios e formas de articulação com a base produtiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão On-line ISSN 1678-4464

Resumo

POZ, Mario Roberto Dal; COUTO, Maria Helena Costa  e  FRANCO, Thais de Andrade Vidaurre. Inovação, desenvolvimento e financiamento das instituições de Ensino Superior em saúde. Cad. Saúde Pública [online]. 2016, vol.32, suppl.2, e00139915.  Epub 03-Nov-2016. ISSN 1678-4464.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00139915.

Este artigo analisa a configuração e as tendências das instituições de Ensino Superior de saúde no seu relacionamento enquanto componentes do Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS). A expansão do Ensino Superior é parte da transição de sistemas de elite para sistemas de massa, com tensionamentos entre aspectos quantitativos e qualitativos. Essas mudanças refletem diferentes culturas e se relacionam com fenômenos de escopo mundial como globalização, transformações econômicas, desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação e informação, e emergência de uma rede internacional de conhecimento. A escala e o conteúdo dessas mudanças variam com a ampliação dos sistemas de ensino e na reconfiguração institucional, bem como na articulação entre Estado e sociedade. A ampliação do mercado privado no ensino acirra a competitividade, conformando conglomerados empresariais, alterando processos de formação e forjando novos desafios para as políticas públicas.

Palavras-chave : Instituições de Ensino Superior; Financiamento Governamental; Políticas Públicas; Desenvolvimento Sustentável; Inovação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )