SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue1Rural families' interpretations of experiencing unexpected transition in the wake of a natural disasterDoes geographic context matter in diabetes-related mortality? Spatial and time trends in Argentina, 1990-2012 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464

Abstract

SILVEIRA, Mariângela Freitas da et al. Infecção por Chlamydia trachomatis em gestantes jovens no Sul do Brasil: um estudo transversal. Cad. Saúde Pública [online]. 2017, vol.33, n.1, e00067415.  Epub Feb 13, 2017. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00067415.

Este estudo estimou a prevalência de Chlamydia trachomatis durante a gestação entre mulheres de até 29 anos e investigou fatores de risco sociodemográficos, como idade materna, estado civil, escolaridade materna e renda familiar, para a infecção na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Infecção por C. trachomatis foi diagnosticada por PCR utilizando BD ProbeTecTM CT/GC Amplified DNA Assay system. Dados sociodemográficos, comportamentais e reprodutivos foram coletados através de questionários estruturados. Todas as coletas foram realizadas por estudantes de medicina treinados. Amostra probabilística estratificada de quatro maternidades da cidade foi estudada. A amostra constou de 562 gestantes e a prevalência de infecção por C. trachomatis foi de 12,3% (IC95%: 9,6-15,0). Não foi identificada associação significativa entre infecção por C. trachomatis e as variáveis investigadas, incluindo desfechos obstétricos como parto pretermo. Nossos achados de baixa adesão ao tratamento, de apenas 43% entre as mulheres e de 9,7% entre os parceiros, associados a alta prevalência, reforçam a necessidade de implementar rastreamento de rotina para C. trachomatis durante a assistência pré-natal. A tentativa de diagnosticar e tratar esta infecção depois do parto, como feito neste estudo, limita a possibilidade de sucesso.

Keywords : Chlamydia; Infecções do Sistema Genital; Nascimento Prematuro; Doenças Sexualmente Transmissíveis.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )