SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue2A review of smartphone apps for smoking cessation available in PortugueseHealth literacy: translation and validation of a research instrument on health promotion in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464

Abstract

STELET, Bruno Pereira; CASTIEL, Luis David  and  MORAES, Danielle Ribeiro de. Anomalisa e o ensino da comunicação clínica na prática médica. Cad. Saúde Pública [online]. 2017, vol.33, n.2, e00154016.  Epub Mar 30, 2017. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00154016.

Partindo de reflexões do filme Anomalisa e apoiando-se no conceito foucaultiano de biopoder, este ensaio discute os limites do ensino de habilidades de comunicação clínica na formação em medicina. A comunicação com pacientes não se relaciona ao uso (ou não-uso) de certas frases ou de determinado estilo de conversa, mas significa a busca de uma maneira de interagir com o outro em meio à desordem do mundo, à arrebatadora onda de sofrimento e ao intervalo de tempo assustador entre a vida e a morte. Nesse cenário em que figuram as tecnobiociências e imperam as evidências científicas, para além dos protocolos ou da padronização dos modos de se praticar a clínica, propõe-se um debate sobre o ensino da comunicação com ênfase na produção de subjetividades, de modo a veicular um chamamento à reflexão sobre valores desejáveis para a atuação no campo da saúde.

Keywords : Comunicação em Saúde; Educação Médica; Relações Médico-Paciente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )