SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue2Culture versus the law in the decision not to vaccinate children: meanings assigned by middle-class couples in São Paulo, BrazilSpatial-temporal diffusion of dengue in the municipality of Rio de Janeiro, Brazil, 2000-2013 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464

Abstract

COSTA, Débora Bomfim; COELHO, Helena Lutescia Luna  and  SANTOS, Djanilson Barbosa dos. Utilização de medicamentos antes e durante a gestação: prevalência e fatores associados. Cad. Saúde Pública [online]. 2017, vol.33, n.2, e00126215.  Epub Mar 09, 2017. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00126215.

Estudo transversal aninhado à coorte prospectiva com o objetivo de avaliar a prevalência e os fatores associados à utilização de medicamentos em gestantes antes e durante a gravidez em município do interior da Bahia, Brasil. As informações foram coletadas mediante um questionário estruturado aplicado às gestantes no momento do acompanhamento pré-natal em unidades de saúde do município. A prevalência para consumo de medicamentos antes e durante a gestação foi 52,1% e 84,7%, respectivamente. Após análise, os seguintes fatores estavam associados à utilização de medicamentos antes da gestação: ≥ 30 anos de idade, as não pretas, as que iniciaram o pré-natal depois do 1º trimestre e as que fazem parte da classe econômica C/D/E. Há um aumento de prevalência de utilização de medicamentos durante a gestação entre as gestantes com escolaridade ≥ 11 anos de estudo, ter feito mais de três consultas pré-natais e ter algum problema de saúde. As gestantes estão expostas ao uso de medicamentos antes e durante a gestação apesar da carência de informações seguras que fundamentem o uso de medicamentos nessa fase, e esse uso está associado a fatores relativos ao acompanhamento pré-natal, sugerindo-se a inclusão mais ativa do farmacêutico na equipe para orientação e apoio ao uso racional de medicamentos.

Keywords : Uso de Medicamentos; Gravidez; Farmacoepidemiologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )