SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue3Lifetime socioeconomic status and health-related risk behaviors: the ELSA-Brazil studyUnhealthy behavior associated with the development of high blood pressure in adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464

Abstract

BRITO, Luiz Artur Ledur et al. Práticas de gestão em hospitais privados de médio porte em São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2017, vol.33, n.3, e00030715.  Epub Apr 03, 2017. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00030715.

As práticas tradicionais de gestão são, por vezes, consideradas uma condição apenas necessária para o desempenho superior. Outros recursos e competências com maiores barreiras à imitação é que seriam as potenciais fontes de vantagem competitiva. Este estudo descreve e analisa o efeito de práticas tradicionais de gestão no desempenho em hospitais de médio porte. As empresas de médio porte são aquelas em que se costuma encontrar maiores diferenças no uso das práticas, e o setor hospitalar só mais recentemente tem buscado, na área de administração, formas de desenvolver sua competitividade. De forma geral, os resultados indicam que as práticas básicas de gestão podem sim trazer diferenças de desempenho, oferecendo suporte à nova perspectiva da PBV (practice-based view). De fato, verificou-se que hospitais que apresentaram uma maior taxa de adoção de práticas possuíam maior taxa de ocupação, internações por leito e certificado de acreditação. A não adoção das práticas por hospitais de médio porte traz uma limitação de capacidade competitiva que pode ser entendida como mais um componente do custo Brasil, mas, dessa vez, um componente interno.

Keywords : Administração de Serviços de Saúde; Gestão em Saúde; Hospitais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )