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Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464

Abstract

ALMEIDA-FILHO, Naomar. O legado de Cabanis: hipótese sobre raízes da educação médica no Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2017, vol.33, n.7, e00206416.  Epub Aug 07, 2017. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00206416.

Georges Cabanis foi um reformador da prática clínica e do ensino médico que, na Revolução Francesa, lançou as bases conceituais do modelo de educação implantado na França no decorrer do século XIX. Tal modelo, por sua vez, marcou a organização dos sistemas educacionais de muitos países latino-americanos. Este artigo tem como objetivo apresentar e justificar uma hipótese: o modelo de educação médica ainda hoje hegemônico no Brasil ainda hoje se baseia na reforma cabasiana, mantendo uma perspectiva conceitual linear e cartesiana, com matriz curricular disciplinar, formatos tradicionais de prática pedagógica e submissão à lógica profissional corporativa. Para melhor compreensão do contexto social e político dos processos históricos geradores desse anacronismo, em primeiro lugar, apresento uma súmula da biografia e do conjunto pensamento-obra de Georges Cabanis, introduzindo-o como personagem central em seu contexto histórico. Em segundo lugar, destaco os principais elementos estruturais do modelo cabanisiano, com foco especial no ensino médico, tomando alguns dos seus textos autorais como fonte documental. Finalmente, em breves traços, apresento o projeto de reforma do ensino médico elaborado por Cabanis e seus colaboradores como subsídio para avaliação preliminar da hipótese proposta.

Keywords : Educação em Saúde; Ensino; Universidades; História da Medicina.

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