SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número10Adesão ao preenchimento do checklist de segurança cirúrgicaAvaliação da adesão à Lista de Verificação de Segurança no Parto em uma maternidade pública no Nordeste do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão On-line ISSN 1678-4464

Resumo

SATO, Andrea Toshye et al. Processo de envelhecimento e trabalho: estudo de caso no setor de engenharia de manutenção de um hospital público do Município de São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2017, vol.33, n.10, e00140316.  Epub 06-Nov-2017. ISSN 1678-4464.  https://doi.org/10.1590/0102-311x00140316.

Objetivou-se conhecer e analisar as relações entre processo de envelhecimento e trabalho. Trata-se de estudo de caso desenvolvido em um setor de engenharia de manutenção de um hospital de alta complexidade do Município de São Paulo, Brasil. Entre os meses de setembro e outubro de 2015, foram realizadas 16 entrevistas semiestruturadas com chefias e demais trabalhadores com idade mínima de 50 anos. Os dados foram analisados com base na análise temática de conteúdo. Constatou-se que, embora os trabalhadores encontrem dificuldades decorrentes do processo de envelhecimento, elas não inviabilizaram a realização das atividades de trabalho, pois desenvolveram estratégias para compensar as perdas e/ou declínios funcionais por meio de seu saber-fazer. Contudo, sentem-se limitados e desmotivados devido às más condições de trabalho oferecidas, terceirização do setor e à atual organização do trabalho. Assim, considerou-se que as condições e organização do trabalho têm, no setor estudado, mais repercussões no cotidiano de trabalho dos entrevistados do que os impactos decorrentes do processo de envelhecimento.

Palavras-chave : Envelhecimento; Condições de Trabalho; Saúde do Trabalhador.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )