SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Effect of the Family Health Strategy on hospitalizations for primary care sensitive conditions in infants in Bahia State, BrazilAssessment of the incompleteness of the maternal schooling variable in Live Birth Certificate databases in Brazilian state capitals, 1996-2013 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464

Abstract

CHAVES, Lenir Aparecida et al. Integração da atenção básica à rede assistencial: análise de componentes da avaliação externa do PMAQ-AB. Cad. Saúde Pública [online]. 2018, vol.34, n.2, e00201515.  Epub Feb 19, 2018. ISSN 1678-4464.  https://doi.org/10.1590/0102-311x00201515.

Estudo transversal que avalia a integração entre a atenção básica e a rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Modelo de Resposta Gradual da Teoria de Resposta ao Item. Com base nos dados de 17.202 equipes que participaram do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), 2012, foram mensurados gradientes de integração para identificar o perfil das equipes por nível de integração. Os resultados demonstram que os itens referentes às ações de apoio matricial - consultas médicas; discussão de caso; ação clínica compartilhada; construção conjunta de projetos terapêuticos; atividade de educação permanente; discussão processo trabalho; intervenções no território e realização de visita com profissionais de atenção básica - melhoram o desempenho das equipes de atenção básica. Dispositivos de comunicação entre as equipes reforçam esse entendimento. Contudo, a frequência em torno de 50% de respostas associadas ao pior cenário para alguns itens do estudo, evidenciou a necessidade de qualificação da integração entre as ações de atenção básica e especializada para a consolidação de uma atenção primária à saúde abrangente.

Keywords : Atenção Primária à Saúde; Integralidade em Saúde; Assistência Integral à Saúde; Regionalização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )