SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número5Ambiente construído, renda contextual e obesidade em idosos: evidências de um estudo de base populacionalEstereótipos de gênero no cuidado psicossocial das usuárias de cocaína e crack índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311Xversão On-line ISSN 1678-4464

Resumo

SALDANHA, Jorge Henrique Santos; LIMA, Mônica Angelim Gomes de; NEVES, Robson da Fonseca  e  IRIART, Jorge Alberto Bernstein. Construção e desconstrução das identidades masculinas entre trabalhadores metalúrgicos acometidos de LER/DORT. Cad. Saúde Pública [online]. 2018, vol.34, n.5, e00208216.  Epub 10-Maio-2018. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/0102-311x00208216.

Este estudo teve por objetivo compreender como trabalhadores metalúrgicos vivenciam a incapacidade prolongada para o trabalho por lesões por esforços repetitivos/distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT) e o impacto do adoecimento crônico na construção/desconstrução da masculinidade. Foi realizado um estudo qualitativo baseado em entrevistas narrativas com homens metalúrgicos de um complexo automotivo no Estado da Bahia, Brasil. Os resultados revelaram como o conflito da experiência de adoecimento, a tentativa de manutenção da identidade masculina, bem como as expectativas de cumprir as regras ditadas pela masculinidade hegemônica são vivenciadas e significadas no cotidiano. A experiência de adoecimento dos metalúrgicos com LER/DORT se expressa na incapacitação para o trabalho, desconstrução da autoimagem, perda da identidade coletiva, desconstrução do self e interdição do futuro. Conclui-se que a masculinidade hegemônica expõe os homens a mais riscos em saúde, cumpre papel mediador do adoecimento no trabalho, altera trajetórias de cuidado e explica a resistência dos homens em procurar ajuda.

Palavras-chave : Transtornos Traumáticos Cumulativos; Identidade de Gênero; Masculinidade; Saúde do Trabalhador; Pesquisa Qualitativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )