SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número5Dando significado ao vírus Zika: heterogeneidade nas representações sociais do vírus de acordo com a história de infecçãoPrevalência de vacinação contra gripe nas populações adulta e idosa com doença respiratória pulmonar crônica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311Xversão On-line ISSN 1678-4464

Resumo

LINDE, Ana Rosa  e  SIQUEIRA, Carlos Eduardo. A vida das mulheres na era do Zika: vidas controladas por mosquitos?. Cad. Saúde Pública [online]. 2018, vol.34, n.5, e00178917.  Epub 10-Maio-2018. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/0102-311x00178917.

A infecção pelo vírus Zika durante a gravidez é causa de anomalias congênitas do sistema nervoso central do feto. As graves consequências gestacionais fizeram com que governos nacionais e agências internacionais emitissem conselhos e recomendações para as mulheres. Existe uma necessidade clara de investigar de que maneira a epidemia de Zika afeta as decisões das mulheres sobre suas próprias vidas e de suas famílias, e de como as mulheres estão lidando psicológica e emocionalmente com a epidemia. Realizamos um estudo qualitativo para avaliar o impacto social da epidemia de Zika na vida familiar das mulheres no Brasil, Porto Rico e Estados Unidos. As mulheres foram recrutadas através da técnica de “bola de neve”, e os dados foram coletados com entrevistas semiestruturadas. O artigo descreve os efeitos sobre a saúde mental e as estratégias das mulheres para enfrentar a epidemia do vírus Zika. O vírus está tendo um impacto pesado no bem-estar emocional das mulheres. Elas estão lidando com sentimentos de medo, desamparo e incerteza, ao tomar precauções drásticas para evitar uma infecção que afeta todas as áreas de suas vidas. As estratégias de enfrentamento envolvem obstáculos na vida profissional, levam ao isolamento social, inclusive em relação à família e ao companheiro e ameaçam o bem-estar emocional e físico das mulheres. Nossos achados sugerem que os impactos da epidemia de Zika sobre as mulheres podem ser universais e globais. A infecção pelo vírus Zika põe uma carga pesada e silenciosa nos ombros das mulheres.

Palavras-chave : Infecção pelo Zika Virus; Gravidez; Saúde da Mulher; Perfil de Impacto da Doença.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )