Equipe de referência e Apoio Matricial |
- Campos & Domitti 99. Cunha GT, Campos GWS. Apoio matricial e atenção primária em saúde. Saúde Soc 2011; 20:961-70.
|
- Professor convidado - Discussão em roda |
Apoio Paideia |
- Campos et al. 3232. Campos GWS, Cunha GT, Figueiredo MD. Práxis e formação Paideia: apoio e cogestão em saúde. São Paulo: Editora Hucitec; 2013.
|
- Leitura em subgrupos - Apresentação de síntese |
Apoio institucional e Apoio Matricial |
- Oliveira & Campos 1515. Oliveira GN. Apoio Matricial como tecnologia de gestão e articulação em rede. In: Campos GWS, Guerrero AVP, organizadores. Manual de práticas de atenção básica: saúde ampliada e compartilhada. 2ª Ed. São Paulo: Editora Hucitec; 2010. p. 273-82.
|
- Seminário dos alunos - Discussão em roda |
Clínica ampliada e compartilhada e Projeto Terapêutico Singular |
- Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização, Secretaria de Atenção à Saúde, Ministério da Saúde 5050. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização, Secretaria de Atenção à Saúde, Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização. Clínica ampliada, equipe de referência e projeto terapêutico singular. Brasília: Ministério da Saúde; 2008. (Série B. Textos Básicos de Saúde).
|
- Discussão em subgrupos para articular com a prática. Depois, discussão em roda |
Acolhimento |
- Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização, Secretaria de Atenção à Saúde, Ministério da Saúde 5151. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização, Secretaria de Atenção à Saúde, Ministério da Saúde. Acolhimento nas práticas de produção de saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2010. (Série B. Textos Básicos de Saúde).
|
- Seminários dos alunos - Discussão em roda |
Atenção básica |
- Departamento de Atenção Básica, Secretaria de Atenção à Saúde, Ministério da Saúde 11. Departamento de Atenção Básica, Secretaria de Atenção à Saúde, Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde; 2012. (Série E. Legislação em Saúde). - Campos et al. 5252. Campos GWS, Gutiérrez AC, Guerrero AVP, Cunha GT. Reflexões sobre a atenção básica e a estratégia de saúde da família. In: Campos GWS, Guerrero AVP, organizadores. Manual de práticas de atenção básica: saúde ampliada e compartilhada. São Paulo: Editora Hucitec; 2010. p. 132-53.
|
- Apresentação de slides - Seminário de subgrupo com exemplos práticos |
Modelos de atenção à saúde |
- Paim 5353. Paim JS. Modelos de atenção à saúde no Brasil. In: Giovanella L, Escorel S, Lobato LVC, Noronha JC, Carvalho AI, organizadores. Políticas e sistema de saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2008. p. 547-73.
|
- Prof. Convidado - Apresentação com a participação dos alunos |
Trabalhador como sujeito: sofrimento no trabalho e trabalho em equipe |
- Onocko Campos 5454. Onocko Campos R. Psicanálise e saúde coletiva: interfaces. São Paulo: Editora Hucitec; 2014. - Castilho Sá 5555. Castilho Sá M. Subjetividade e projetos coletivos: mal-estar e governabilidade nas organizações de saúde. Ciênc Saúde Coletiva 2001; 6:151-64.
|
- Seminário dos alunos com apresentação de exemplo prático - Dinâmica de grupo proposta por uma das alunas |
Educação permanente e função pedagógica do apoiador |
- Campos 5656. Campos GWS, Cunha GT, Figueiredo MD. A formação em saúde e o Apoio Paideia: referenciais teórico-metodológicos. In: Campos GWS, Cunha GT, Figueiredo MD, organizadores. Práxis e formação Paideia: apoio e cogestão em saúde. São Paulo: Editora Hucitec; 2013. p. 123-96. - Departamento de Gestão da Educação em Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Ministério da Saúde- Brasil 2222. Departamento de Gestão da Educação em Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Ministério da Saúde. Política nacional de educação permanente em saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2009. (Série B. Textos Básicos de Saúde). (Série Pactos pela Saúde 2006, 9).
|
- Alunos das diferentes turmas trocaram narrativas, contando experiências - Discussão em roda articulando teoria e as narrativas |
Redes de atenção à saúde |
- Mendes 5757. Mendes EV. As redes de atenção à saúde. Ciênc Saúde Coletiva 2010; 15:2297-305.
|
- Elaboração prévia de síntese pelos alunos - Discussão em roda |
NASF |
- Departamento de Atenção Básica, Secretaria de Atenção à Saúde, Ministério da Saúde 5858. Departamento de Atenção Básica, Secretaria de Atenção à Saúde, Ministério da Saúde. Núcleo de apoio à saúde da família - volume 1: ferramentas para a gestão e para o trabalho cotidiano. Brasília: Ministério da Saúde; 2014. (Cadernos de Atenção Básica, 39).
|
- Síntese em subgrupos - Discussão sobre a implantação do NASF no respectivo município |
Intersetorialidade e promoção à saúde |
- Fernandez & Mendes 5959. Westphal MF. Promoção da saúde e qualidade de vida. In: Fernandez JCA, Mendes R, organizadores. Promoção da saúde e gestão local. São Paulo: Editora Hucitec; 2007. p. 6-24.
|
- Trabalho em subgrupos para destacar trechos e articular com a prática - Discussão em roda |
Campo e núcleo de saberes: trabalho em equipe |
- Campos 6060. Campos GWS. Saúde pública e saúde coletiva: campo e núcleo de saberes e práticas. Ciênc Saúde Coletiva 2000; 5:219-30.
|
- Apresentação dos apoiadores/professores, com solicitação de tarefa para a turma |
Democracia institucional, gestão compartilhada e espaços coletivos |
- Campos 6161. Campos GWS. Democracia institucional e cogestão de coletivos organizados para a produção. In: Campos GWS, organizador. Um método para análise e cogestão de coletivos. São Paulo: Editora Hucitec; 2015. p. 121-84.
|
- Apresentação dos apoiadores/professores sobre os principais conceitos |
Projetos de intervenção |
Temas |
Total |
Apoio para construção de Projetos Terapêuticos Singulares |
8 |
Articulação do cuidado em rede (atenção à saúde e intersetorial) |
4 |
Apoio Matricial em serviços urgência/Emergência e hospitais |
6 |
Cuidado à obesidade |
2 |
Saúde da criança e do adolescente |
3 |
Apoio para articular atenção às demandas escolares |
2 |
Apoio para ações de Humanização |
2 |
Apoio em Saúde Mental com articulação dos CAPS |
6 |
Organização de grupos de cuidadores e grupos de educação em saúde |
10 |
Implantação de equipes NASF e inserção das especialidades no NASF ou no Apoio Matricial para atenção básica |
7 |
Oferta de apoio à atenção básica a partir de laboratório de análises clínicas e de centrais de esterilização de insumos |
6 |