SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número4Estigma e discriminação relacionados à identidade de gênero e à vulnerabilidade ao HIV/aids entre mulheres transgênero: revisão sistemáticaVidas que esperam? Itinerários do acesso a serviços de saúde para homens trans no Brasil e na Argentina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311Xversão On-line ISSN 1678-4464

Resumo

CARRARA, Sérgio et al. A construção do corpo e itinerários de saúde: um estudo entre travestis e pessoas trans no Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2019, vol.35, n.4, e00110618.  Epub 08-Abr-2019. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00110618.

O artigo examina os itinerários de saúde seguidos por travestis e mulheres e homens trans brasileiros na afirmação do seu próprio gênero, com base no inquérito Trans Uerj: Health and Citizenship of Trans People in Brazil. O inquérito teve como objetivos avaliar a diversidade e o perfil sociodemográfico da população trans/travesti e mapear as diversas maneiras pelas quais garantem seus direitos de cidadania, principalmente nos serviços saúde e em tecnologias de modificação do corpo. Os entrevistadores, majoritariamente pessoas trans e travestis, aplicaram 391 questionários na cidade e Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com entrevistados/as de diferentes classes sociais, níveis de escolaridade e configurações de identidade de gênero, contatados através das redes sociais dos entrevistadores. A definição da identidade de gênero dos entrevistados usou um método original baseado nas autodefinições; as definições foram agregadas depois em seis categorias para fins de análise dos dados. O artigo discute as múltiplas estratégias utilizadas pela população trans nos processos de afirmação de gênero para obter acesso ao uso regulado e/ou não regulado de hormônios e procedimentos cirúrgicos.

Palavras-chave : Pessoas Transgêneros; Travestismo; Estrutura Corporal; Identidade de Gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )