Acessibilidade / Reportar erro

Ensino de metodologias em Ciências Sociais e Humanas nos programas de pós-graduação em Saúde Coletiva (2002-2016)

Teaching methodologies in Human and Social Sciences in graduate studies programs in Public Health (2002-2016)

Enseñanza de metodologías en Ciencias Sociales y Humanas dentro de los programas de posgrado en Salud Colectiva (2002-2016)

Resumo:

As contribuições das Ciências Sociais e Humanas em Saúde (CSHS) têm sido decisivas para tratar das dinâmicas sociais que envolvem a vida, o sofrimento e o adoecimento humanos. Dessa forma, a análise da conformação do campo das CSHS tem sido tema de pesquisa de muitos autores brasileiros. Este artigo analisa a formação em CSHS (com especial foco para a formação em pesquisa) nos programas de pós-graduação em Saúde Coletiva no período de 2002 a 2016, considerando a oferta das disciplinas de CSHS e as disciplinas de formação metodológica, a partir de sua magnitude, frequência e principais influências teórico-metodológicas. Utilizamos como fonte os arquivos de “Disciplinas” e “Proposta do Programa” que integram os Cadernos de Indicadores do banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da base Sucupira. As ementas foram lidas e analisadas considerando temáticas, objetivos, obras e autores. Os dados foram registrados em planilha de Excel e analisados com auxílio do programa estatístico R. Os resultados mostram a estabilidade da oferta das disciplinas de CSHS (cerca de 20% ao longo de todo período), mas modesta presença de disciplinas de metodologia em Ciências Sociais. Percebe-se diversidade de referências teórico-metodológicas, com especial destaque para obras de compilações ou textos didáticos. Destaca-se a pouca presença dos textos e dos autores clássicos das Ciências Sociais. As conclusões apontam para o desafio de transposição da formação operativa, que permite executar instrumentalmente pesquisas de alta relevância temática para a saúde, mas que pode afetar o potencial de consolidação e inovação teórica do pensamento social em saúde.

Palavras-chave:
Programas de Pós-Graduação em Saúde; Ciências Sociais; Ciências Humanas

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rua Leopoldo Bulhões, 1480 , 21041-210 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.:+55 21 2598-2511, Fax: +55 21 2598-2737 / +55 21 2598-2514 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br