SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1A new species of Calyptranthes (Myrtaceae) from Rio de Janeiro, BrazilBryophytes of caatinga 2: Agrestina, Pernambuco, Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Botanica Brasilica

Print version ISSN 0102-3306

Abstract

SCATENA, Vera Lúcia; LEMOS FILHO, José Pires de  and  LIMA, Ana Amélia Araújo. Morfologia do desenvolvimento pós-seminal de Syngonanthus elegans e S. niveus (Eriocaulaceae): Eriocaulaceae. Acta Bot. Bras. [online]. 1996, vol.10, n.1, pp. 85-91. ISSN 0102-3306.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-33061996000100008.

As espécies S. elegans (Bong.) Ruhl. e S. niveus (Kunth.) Ruhl. (Eriocaulaceae) são conhecidas como sempre-vivas e ocorrem nos campos rupestres da Serra do Cipó - MG. Devido a sua utilização como ornamental, ressalta-se a importância dos dados sobre sua germinação e desenvolvimento pós-seminal. As sementes foram colocadas para germinar em câmara de germinação, em condições controladas, e no ambiente de laboratório no claro e no escuro. Para cada tratamento foram utilizadas 4 repetições com 25 sementes em placas de Petri com papel de filtro umedecido. Os resultados mostraram que as sementes de S. elegans e S. niveus são fotoblásticas positivas. As etapas do desenvolvimento pós-seminal são semelhantes para ambas espécies e, na germinação, observa-se a protrusão do eixo embrionário, de onde se desenvolvem primeiramente as folhas e posteriormente as raízes adventícias. O opérculo da semente fica aderido à testa e a raiz primária se degenera ainda no eixo embrionário.

Keywords : germinação; desenvolvimento pós-seminal; Syngonanthus.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese