SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Ontogeny of the anther parietal layers of Tabebuia pulcherrima Sandw. (Bignoniaceae)Reproduction system of Rhynchanthera dichotoma (Lam.) DC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Botanica Brasilica

Print version ISSN 0102-3306

Abstract

LEITAO FILHO, Hermógenes de F et al. Estrutura de um curso de taxonomia de campo: o modelo aplicado em Ubatuba, São Paulo. Acta Bot. Bras. [online]. 1997, vol.11, n.1, pp. 31-39. ISSN 0102-3306.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-33061997000100003.

As atividades de campo são essenciais à formação de um bom taxonomista. Os problemas mais usuais das atividades didáticas no campo são: a) grande número de alunos; b) formação heterogênea e desequilíbrio de conhecimento dos participantes; c) repetições e tendência de coletas direcionadas para as formas de vida mais evidentes. As causas e conseqüências destes problemas são discutidas. Como solução é proposta uma metodologia, fundamentada numa vivência de muitos anos de atividades didáticas no campo em cursos de graduação e pós-graduação. São abordados tópicos como o número ideal de participantes, área de abrangência, época de atividade, divisão de trabalho e material e equipamentos necessários. Dependendo do número de espécies coletadas na mesma localidade, esta metodologia pode gerar uma lista de espécies da região com indicações precisas de hábito, habitat, nomes vulgares, abundância, usos, fenologia e outras informações que sempre afloram em trabalhos desta natureza. Como exemplo são apresentados os resultados da aplicação dessa metodologia em um curso de campo realizado em Ubatuba-SP e região.

Keywords : taxonomia; florística; ensino; proposta didática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese