SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Germinative behaviour of three species of Vellozia from Serra do Cipó, MGUrban mosses from Recanto das Emas, Distrito Federal, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Botanica Brasilica

Print version ISSN 0102-3306

Abstract

MARQUES, Márcia C. M.; SILVA, Sandro Menezes  and  SALINO, Alexandre. Florística e estrutura do componente arbustivo-arbóreo de uma floresta higrófila da bacia do rio Jacaré-Pepira, SP, Brasil. Acta Bot. Bras. [online]. 2003, vol.17, n.4, pp. 495-506. ISSN 0102-3306.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-33062003000400002.

As florestas higrófilas são formações ribeirinhas caracterizadas por ocorrerem em solo permanentemente encharcado e restritas a pequenos fragmentos junto a outros tipos vegetacionais. Neste trabalho caracterizaram-se a florística e a estrutura do componente arbustivo-arbóreo (plantas com DAP>5cm) de uma área de 0,36ha de floresta higrófila localizada em Brotas (48º06'W 22º16'S, 470m.s.m.), Estado de São Paulo, usando-se método de parcelas (total de 24 parcelas). No total foram amostrados 735 indivíduos, distribuídos em 32 famílias e 51 espécies. As espécies que se destacaram na comunidade devido aos elevados valores de importância foram Calophyllum brasiliense Camb., Protium almecega L. Marchand, Podocarpus sellowii Klotzch., Tapirira guianensis Aubl. e Dendropanax cuneatum DC. Decne. & Planch. O índice de diversidade de Shannon foi igual a 2,81, valor pouco superior aos descritos para florestas semelhantes. Na comunidade, as espécies generalistas com relação ao encharcamento do solo e as de solo drenado contribuíram na riqueza total (juntas 62% do total de espécies amostradas), enquanto as espécies de solo encharcado tiveram maior contribuição na composição da dominância (66% da dominância total) e densidade (67% da densidade total) relativas. A diversidade de situações topográficas e a entrada de espécies da vegetação do cerrado adjacente permitiram que espécies com diferentes exigências hídricas se estabelecessem na área relativamente pequena da floresta e influenciaram fortemente a florística e estrutura da comunidade.

Keywords : mata de brejo; inundação; floresta ciliar; fitossociologia; formação ribeirinha.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese