SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Novos registros de Aphyllophorales (Basidiomycota) em Mata Atlântica no Nordeste brasileiroVascularização foliar e anatomia do pecíolo de Melastomataceae do cerrado do Estado de São Paulo, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Botanica Brasilica

versão impressa ISSN 0102-3306

Resumo

SILVA, Maryluce Albuquerque da et al. Crescimento de mudas de maracujazeiro-doce (Passiflora alata Curtis) associadas a fungos micorrízicos arbusculares (Glomeromycota). Acta Bot. Bras. [online]. 2004, vol.18, n.4, pp. 981-985. ISSN 0102-3306.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-33062004000400028.

Para determinar o efeito de fungos micorrízicos arbusculares sobre o crescimento de mudas de maracujazeiro-doce foi conduzido, em casa de vegetação, experimento com delineamento inteiramente casualizado usando cinco tratamentos de inoculação (200 esporos/planta de Acaulospora longula Spain & Schenck, Gigaspora albida Schenck & Smith, Glomus etunicatum Becker & Gerd., Scutellospora heterogama (Nicol. & Gerd.) Walker & Sanders e controle não inoculado), com sete repetições. A cada 20 dias foram avaliados altura e número de folhas e ao final do experimento (90 dias): diâmetro do caule, biomassa, área foliar, colonização micorrízica e densidade de esporos de FMA na rizosfera. A partir de 70 dias foram evidenciadas diferenças no número de folhas; aos 90 dias as plantas inoculadas com G. albida apresentaram maior altura que as demais, que não diferiram significativamente entre si. Plantas associadas com esse fungo apresentaram, em relação ao controle, incrementos de 2.138% e 1.430% nas biomassas fresca e seca da parte aérea, 1.937% na biomassa fresca da raiz e 2.671% na área foliar. Apesar de não existir especificidade de hospedeiro na associação micorrízica arbuscular, apenas G. albida promoveu respostas significativas no maracujazeiro-doce, indicando a existência de maior compatibilidade funcional entre esses simbiontes.

Palavras-chave : Pernambuco; micorriza; maracujazeiro-doce; Gigaspora albida; Scutellospora heterogama.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português