SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Mortality of woody species in a campo sujo after three prescribed annual firesNovedades para la flora del Uruguay: nuevo registro de Agarista (Ericaceae) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Acta Botanica Brasilica

versión impresa ISSN 0102-3306

Resumen

CORREIA, Maria Célia Rodrigues; PINHEIRO, Maria Célia B.  y  LIMA, Heloísa Alves de. Biologia floral e polinização de Arrabidaea conjugata (Vell.) Mart. (Bignoniaceae). Acta Bot. Bras. [online]. 2005, vol.19, n.3, pp. 501-510. ISSN 0102-3306.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-33062005000300010.

O trabalho aborda a biologia floral, a atividade forrageira dos visitantes florais (polinizadores e pilhadores), os eventos fenológicos e o sistema de reprodução de Arrabidaea conjugata (Vell.) Mart. (Bignoniaceae), em área de vegetação de restinga, município de Maricá, Rio de Janeiro, no período 1997 a 2000. A espécie estudada tem flores com antese diurna, lilases, tubulosas, hermafroditas, odoríferas e oferecem néctar como recurso floral. O néctar é secretado por um disco localizado na base do gineceu e é acumulado em câmara nectarífera. Os grãos de pólen são liberados gradativamente, prolongando-se a fase de doação de pólen. As abelhas Euglossa cordata Linnaeus, Centris analis Fabricius e C. tarsata Smith são os polinizadores da espécie. Destaca-se pilhagem primária de néctar, por abelhas, e secundária, por borboletas e beija-flor. A espécie é auto-incompatível, apresentando baixos índices de formação de frutos em condições naturais (Frutos/Flores = 12,2%). Foi registrado padrão de floração "cornucópia", entre os meses de dezembro a março (estação quente/chuvosa), com pico em janeiro. As sementes são anemocóricas e liberadas gradativamente na estação fria e seca.

Palabras llave : restinga; biologia floral; pilhadores de néctar; sistema de reprodução; fenologia; melitofilia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués