Acessibilidade / Reportar erro

Efeito caotrópico do íon lítio na permeabilidade da cápsula polissacarídica da microalga Ankistrodesmus gracilis (Reinsch) Korsikov (Chlorophyceae)

Chaotropic effect of lithium íon on permeability of polysaccharide capsule of the microalga Ankistrodesmus gracilis (Reinsch) Korsikov (Chlorophyceae)

O objetivo deste trabalho foi investigar o efeito caotrópico do íon Li+ na cápsula polissacarídica da microalga colonial Ankistrodesmus gracilis. Esta microalga possui uma cápsula extensa e contínua que envolve completamente as células. Neste estudo, foram utilizados a técnica de Ressonância Paramagnética Eletrônica (RPE) e o marcador de spin - Tempo (2,2,6,6-tetrametilpiperidine-1-oxil), de natureza não reativa. A técnica de RPE é utilizada para monitorar o tempo de difusão dos marcadores de spin através da cápsula polissacarídica, parede e membrana celular, até o interior da célula, onde eles perdem suas propriedades paramagnéticas. O íon Li+ utilizado tem a propriedade de provocar a desorganização estrutural da cápsula e, em conseqüência, a modificação do tempo de difusão do marcador de spin. Observou-se que os tempos de decaimento do sinal paramagnético nas células tratadas com Li+ são sempre menores do que nas células não expostas ao Li+ e que os tempos de difusão diminuem com o aumento da concentração de LiCl . As fotomicrografias das algas mostram que a partir da concentração de LiCl 1,0 M, as cápsulas são totalmente retiradas, resultando em células que se aglutinam formando grumos. Também foi constatada a morte das células acima quando expostas a concentração de LiCl acima de 1,0 M.

cápsula polissacarídica; Ankistrodesmus gracilis; LiCl; marcador de spin e tempo de permeação


Sociedade Botânica do Brasil SCLN 307 - Bloco B - Sala 218 - Ed. Constrol Center Asa Norte CEP: 70746-520 Brasília/DF. - Alta Floresta - MT - Brazil
E-mail: acta@botanica.org.br