SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Species of Parmotrema sensu strict (Parmeliaceae, Ascomycota) of the south-central- coast of São Paulo state: II. Chemical groups norstictic and salazinicLeguminosae diversity in a savanna area of Roraima, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Botanica Brasilica

Print version ISSN 0102-3306

Abstract

SOUZA, Flaviana Maluf; GANDOLFI, Sergius; PEREZ, Sonia Cristina Juliano Gualtieri de Andrade  and  RODRIGUES, Ricardo Ribeiro. Potencial alelopático de folhas e cascas de Esenbeckia leiocarpa Engl. (Rutaceae). Acta Bot. Bras. [online]. 2010, vol.24, n.1, pp. 169-174. ISSN 0102-3306.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-33062010000100016.

Neste trabalho, nós investigamos o potencial inibitório de extratos aquosos de folhas e cascas de Esenbeckia leiocarpa Engl. na germinação e no crescimento inicial de plântulas de alface. Nós comparamos os efeitos de quarto concentrações (100, 75, 50 e 25%) de cada extrato a um controle em água e outro em uma solução de polietilenoglicol (PEG 6000), com quatro repetições de 50 sementes para o experimento de germinação e quatro repetições de 10 plântulas para o experimento de crescimento. Os efeitos inibitórios dos extratos de E. leiocarpa na porcentagem e na velocidade de germinação foram mais do que um efeito do potencial osmótico das soluções, exceto para a porcentagem de sementes germinadas nos extratos de casca. Ambos os extratos causaram atrasos na germinação, sendo que os extratos de folha afetaram também a porcentagem de sementes germinadas. Os extratos de folha, em todas as concentrações, inibiram fortemente o desenvolvimento das plântulas e causaram a todas elas algum grau de anormalidade; os extratos de casca também causaram anormalidades e reduziram o crescimento das plântulas. O desenvolvimento da radícula foi mais sensível à ação dos extratos do que o crescimento do hipocótilo. Os efeitos negativos dos extratos de folhas foram mais pronunciados do que os causados pelos extratos de casca e os efeitos de ambos os extratos foram sempre positivamente correlacionados com sua concentração.

Keywords : alelopatia; crescimento; germinação; inibição; interação planta-panta.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English