SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Ocorrência e caracterização de galhas entomógenas em uma área de floresta estacional semidecídua em Goiânia, Goiás, BrasilBiologia reprodutiva de Passiflora capsularis L. e P. pohlii Mast. (Decaloba, Passifloraceae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google
  • uBio

Compartilhar


Acta Botanica Brasilica

versão impressa ISSN 0102-3306

Resumo

MACHADO, Evandro Luiz Mendonça  e  OLIVEIRA-FILHO, Ary Teixeira de. Padrões espaciais de dinâmicas da comunidade de arbórea num fragmento pequeno (4 ha) e perturbado podem ser detectados. Acta Bot. Bras. [online]. 2010, vol.24, n.1, pp.250-261. ISSN 0102-3306.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-33062010000100027.

A dinâmica da comunidade arbórea e de doze populações foi investigada em um fragmento de Floresta Semidecídua, com base em inventários conduzidos em 2000 e 2005 em 29 parcelas de 20 × 20 m. O objetivo principal foi verificar se seria possível detectar padrões de dinâmica relacionados à heterogeneidade ambiental de um fragmento florestal de área pequena (4,0 ha). Foram obtidas taxas de mortalidade e recrutamento de árvores e taxas de ganho e perda de área basal para a amostra total, quatro habitats de solo previamente definidos, classes de diâmetro e populações. A comunidade arbórea mostrou-se instável no período, uma vez que as taxas de mortalidade superaram as de recrutamento e as taxas de perda superaram as de ganho em área basal tanto na amostra total como nos habitats de solo. Tais mudanças gerais se relacionaram, possivelmente, a uma fase de degradação do ciclo silvigenético provavelmente desencadeada por um severo episódio de distúrbio ocorrido no passado. A dinâmica da comunidade não foi homogênea em todo o fragmento, diferiu significativamente entre os habitats de solo. As variáveis ambientais que se correlacionaram mais fortemente com a variação das taxas de dinâmica foram aquelas vinculadas à disponibilidade de água, luz e nutrientes minerais. Em contraste com a tendência global, as espécies de subdossel expandiram em densidade no período, provavelmente em resposta ao mesmo evento de distúrbio.

Palavras-chave : dinâmica de comunidades arbóreas; dinâmica florestal; dinâmica de populações arbóreas; floresta tropical semidecídua.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons