SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Allelopathic effects of aqueous extracts of Artistolochia esperanzae O.Kuntze on development of Sesamum indicum L. seedlingsFloristic composition and structure of the vascular epiphyte community in a transition area at Campo Mourão, Paraná, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Botanica Brasilica

Print version ISSN 0102-3306

Abstract

SILVA, Celice Alexandre; FERREIRA, Danilo Souto; KOCH, Ana Kelly  and  ARAUJO-SILVA, Lucas Eduardo. Variação na arquitetura floral e sucesso reprodutivo de duas espécies de Helicteres (Malvaceae), na região sudoeste de Mato Grosso. Acta Bot. Bras. [online]. 2010, vol.24, n.2, pp. 462-468. ISSN 0102-3306.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-33062010000200017.

Objetivou-se analisar a influência da arquitetura floral, o comportamento dos visitantes florais diurnos e a influência dos locais de deposição de pólen no corpo dos polinizadores para o sucesso reprodutivo de Helicteres sacarolha e H. lhotzkyana. A floração de H. sacarolha ocorreu durante a estação chuvosa (Janeiro a Abril) e de H. lhotzkyana se estendeu de Julho a Outubro (estação seca e inicio da estação chuvosa). Flores de ambas as espécies são vistosas, zigomorfas e apresentam características de ornitofilia. Beija-flores foram os principais visitantes florais diurnos destas espécies, não tendo havido polinizadores em comum entre elas. Os beija-flores que visitaram as flores de H. sacarolha apresentaram comportamento territorialista e o local de deposição de pólen era na cabeça ou na testa, enquanto que os que visitaram flores de H. lhotzkyana apresentaram comportamento "traplining" e o pólen era depositado na cauda ou nos pés. O sucesso reprodutivo foi significativamente diferente entre as espécies, a produção média de sementes por fruto foi de 24,56 em H. sacarolha e de 5,28 em H. lhotzkyana. As características florais e os comportamentos dos polinizadores, explicam parte das variações no sucesso reprodutivo das espécies estudadas.

Keywords : biologia reprodutiva; eficiência na polinização; morfologia floral; ornitofilia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese