SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Caracterização e ontogenia dos tricomas glandulares de Ocimum selloi Benth. - LamiaceaeCaracterização da biodiversidade do fitoplâncton em naufrágios tropicais da costa de Pernambuco, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Botanica Brasilica

versão impressa ISSN 0102-3306

Resumo

LEMES-DA-SILVA, Nadia Martins; BRANCO, Luis Henrique Zanini  e  NECCHI-JUNIOR, Orlando. Novas morfoespécies aerofíticas de Cyanobacteria de fragmentos de floresta tropical na região noroeste do Estado de São Paulo, Brasil. Acta Bot. Bras. [online]. 2010, vol.24, n.4, pp. 916-923. ISSN 0102-3306.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-33062010000400006.

Algas e cianobactérias podem colonizar uma grande variedade de ambientes terrestres e a composição florística das comunidades desses habitats é praticamente desconhecida. Durante o estudo das algas e cianobactérias aerofíticas de fragmentos florestais na região noroeste do estado de São Paulo, seis populações de cianobactérias não puderam ser identificadas em nível específico e, após estudos morfológicos e métricos, revelaram-se novos morfotipos para a Ciência. Quatro desses pertencem ao gênero Aphanothece (A. excentrica, A. coacervata, A. densa e A. vaginata), um a Phormidium (P. arboricola) e um a Hapalosiphon (H. santannae). Este estudo apresenta a descrição, comparação e proposição das novas morfoespécies e contribui com o conhecimento da diversidade do grupo.

Palavras-chave : Cyanobacteria aerofíticas; floresta estacional semideciadual; novas morfoespécies.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês