SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Pollen typification of Leguminosae from a priority area for conservation of Caatinga: Caesalpinioideae and PapilionoideaeFirst record of Thelypteris villosa (Link) C. F. Reed (Thelypteridaceae) from Northeast Brazil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Acta Botanica Brasilica

versión impresa ISSN 0102-3306

Resumen

ALVES-DA-SILVA, Sandra Maria; PEREIRA, Viviane Camejo; MOREIRA, Clarissa Silva  y  FRIEDRICH, Francieli. O gênero Phacus (Euglenophyceae) em lago urbano subtropical, no Jardim Botânico de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Acta Bot. Bras. [online]. 2011, vol.25, n.3, pp. 713-726. ISSN 0102-3306.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-33062011000300024.

Este trabalho apresenta o gênero Phacus Duj. do "Lago da Ponte", localizado no Jardim Botânico de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a 30°03'05"S e 51°10'34"W. O estudo do "Lago da Ponte" tem como objetivo a identificação de Phacus provenientes de 24 amostras coletadas com rede de plâncton, em duas margens do lago, com periodicidade mensal, de julho/2007 a junho/2008. Ainda, realizar a comparação da riqueza desse gênero nesse ambiente depois de sua transformação de banhado para lago, assim como, fornecer a amplitude das variáveis ambientais de ocorrência de cada táxon. Da análise qualitativa resultou o registro de 22 táxons em nível específico e infraespecífico, distribuídos em 18 variedades típicas, três variedades que não as típicas da espécie e uma forma que não a típica. Phacus brachykentron Pochm. e P. stokesii Lemm. são citados pela primeira vez no Rio Grande do Sul. Os táxons mais freqüentes foram: Phacus brachykentron Pochm., P. longicauda (Ehr.) Duj., P. hamatus Pochm, P. orbicularis Hübner e P. raciborskii Drez.var. longus Conf. A comparação da riqueza do banhado versus lago, segundo o índice de Sörensen, indicou baixa similaridade entre estes biótopos aquáticos, ocorrendo maior riqueza de Phacus no sistema lago.

Palabras llave : Euglenophyta; taxonomia de Phacus; distribuição; sul do Brasil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués