SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Pollen morphology of the genus Eremanthus Less. (Vernonieae, Asteraceae)Effect of linear edges in the phenology of animal dispersed tree species in a remnant of Atlantic Forest author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Botanica Brasilica

Print version ISSN 0102-3306

Abstract

MARUYAMA, Pietro Kiyoshi; CUSTODIO, Luciana Nascimento  and  OLIVEIRA, Paulo Eugênio. Quando os beija-flores são os ladrões: efeito da visitação na reprodução de uma planta Neotropical Styrax ferrugineus Nees & Mart (Styracaceae). Acta Bot. Bras. [online]. 2012, vol.26, n.1, pp. 58-64. ISSN 0102-3306.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-33062012000100007.

O espectro de visitantes florais associados a uma planta é frequentemente maior que o esperado pelo conceito tradicional de síndromes florais e o papel desses visitantes inesperados tem recebido mais atenção. Os beija-flores freqüentemente visitam flores com síndromes florais distintas, especialmente em alguns ecossistemas pobre em flores ornitófilas como o Cerrado. Investigamos aqui o efeito das visitas de beija-flores na reprodução de Styrax ferrugineus, uma espécie melitófila. As flores foram visitadas por diferentes grupos de insetos e as visitas por beija-flores foram frequentes, especialmente no início das manhãs quando a disponibilidade de néctar foi maior. Os parâmetros de néctar variaram consideravelmente durante a antese, provavelmente afetados pela variação da temperatura durante o dia. Experimentos de exclusão de beija-flores não mostraram efeito sobre a produção de frutos. A incapacidade dos beija-flores em esgotar todo néctar produzido pela planta e a existência de outro recurso floral (pólen) para o polinizador principal (grandes abelhas) são apontadas como razões possíveis para a ausência desse efeito. Embora não tenha sido observado efeito sobre a produção de frutos, o uso de flores não ornitófilas deve ser importante para os beija-flores que são consumidores especializados de néctar.

Keywords : Cerrado; dinâmica de néctar; ladrões de néctar; síndromes de polinização.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English