SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1When hummingbirds are the thieves: visitation effect on the reproduction of Neotropical snowbell Styrax ferrugineus Nees & Mart (Styracaceae)Tree regeneration and relationships with adult trees in a seasonal forest in the Uruguai river valley, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Botanica Brasilica

Print version ISSN 0102-3306

Abstract

REZNIK, Gabriela; PIRES, Jakeline Prata de Assis  and  FREITAS, Leandro. Efeito de bordas lineares na fenologia de espécies arbóreas zoocóricas em um remanescente de Mata Atlântica. Acta Bot. Bras. [online]. 2012, vol.26, n.1, pp. 65-73. ISSN 0102-3306.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-33062012000100008.

A dispersão de diásporos é uma das fases cruciais do ciclo de vida vegetal e a dinâmica fenológica das espécies está entre os fatores reguladores do modo de dispersão e da atividade dos dispersores. Em paisagens sujeitas à fragmentação, a distribuição das síndromes de dispersão pode ser modificada devido às mudanças na composição e estrutura da flora, causadas pelo efeito de bordas, que também podem provocar alterações na fenodinâmica das plantas. Neste estudo, as síndromes de dispersão (zoocoria, anemocoria e autocoria) de 162 espécies arbóreas foram identificadas e, para 57 dessas espécies, esta informação foi relacionada a diferentes medidas de fenologia de frutificação (índice de atividade, percentual de intensidade de Fournier e intensidade ponderada por área basal) em ambientes de bordas lineares e interior de mata. Em todos os ambientes houve predominância de espécies zoocóricas e, em geral, a distribuição das síndromes não diferiu entre os ambientes. Considerando os três ambientes conjuntamente, espécies zoocóricas e anemocóricas frutificaram ao longo de todos os meses, enquanto as autocóricas apresentaram meses sem frutificação. Quando os ambientes foram analisados separadamente, a fenodinâmica de frutificação das espécies zoocóricas (N = 44) diferiu entre os três ambientes. Os resultados indicam a existência de efeitos de borda na fenologia de frutificação das espécies dispersas por animais, apesar da ausência desses efeitos na distribuição das síndromes de dispersão. Isso sugere que a passagem de redes elétricas e gasodutos em remanescentes de Mata Atlântica pode afetar a dinâmica temporal de disponibilidade de frutos para frugívoros, com possíveis consequências para as interações planta-dispersor, mesmo quando não acarretam diminuição na oferta total de recursos para esses animais.

Keywords : dispersão de sementes; florestas tropicais; fragmentação de habitats; produção de frutos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese