SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Regeneração de espécies arbóreas e relações com componente adulto em uma floresta estacional no vale do rio Uruguai, BrasilFloração e frutificação depois de fogo em Vellozia sincorana, planta caulescente de roseta endêmica do Nordeste do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Botanica Brasilica

versão impressa ISSN 0102-3306

Resumo

ATHIE, Samira  e  DIAS, Manoel Martins. Frugivoria por aves em um mosaico de Floresta Estacional Semidecidual e reflorestamento misto em Rio Claro, São Paulo, Brasil. Acta Bot. Bras. [online]. 2012, vol.26, n.1, pp. 84-93. ISSN 0102-3306.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-33062012000100010.

Visando subsidiar futuros projetos de recuperação florestal com base nas interações animal-planta, foram avaliadas as espécies ornitocóricas e o consumo de frutos por aves em um mosaico de Floresta Estacional Semidecidual e um reflorestamento misto, em Rio Claro, São Paulo. Através do monitoramento da frutificação e avaliação dos eventos de frugivoria em sessões focais e ad libitum, foram registradas 31 espécies ornitocóricas fornecendo frutos para 38 espécies de aves consumidoras. No reflorestamento misto foram observadas 90,3% (n=28) das espécies ornitocóricas frutificando ao longo de todo ano, enquanto no fragmento florestal, somente 51,6% (n=16) delas foram registradas, com maiores variações temporais na oferta de frutos; 65,2% (n=1027) dos frutos foram consumidos no reflorestamento misto e 34,8% (n=547) no fragmento florestal. Tais resultados podem estar relacionados ao menor tamanho do fragmento de vegetação nativa, o que, proporcionalmente, poderia determinar uma menor riqueza de espécies vegetais no mesmo e/ou ao fato de a dispersão abiótica tender a predominar nos locais fragmentados e perturbados. O reflorestamento misto, embora apresente algumas espécies vegetais exóticas, está sendo ecologicamente mais funcional para a avifauna e, devido à proximidade com o fragmento, parece estar contribuindo para a manutenção das comunidades de aves residentes e visitantes deste último através dos recursos alimentares oferecidos.

Palavras-chave : consumo de frutos; interação ave-planta; Mata Atlântica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português