SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Post-fire flowering and fruiting in Vellozia sincorana, a caulescent rosette plant endemic to Northeast BrazilThe vegetation complex of the coastal zone of Ceará: Pecém, São Gonçalo do Amarante author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Botanica Brasilica

Print version ISSN 0102-3306

Abstract

NOBREGA, Nadejda de Azevedo et al. Produção de compostos fenólicos a partir de células imobilizadas do líquen Parmotrema andinum (Müll. Arg.) Hale e avaliação de atividade antimicrobiana. Acta Bot. Bras. [online]. 2012, vol.26, n.1, pp. 101-107. ISSN 0102-3306.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-33062012000100012.

A utilização de metabólitos secundários obtidos de líquens, na indústria farmacêutica, de cosmético, têxtil e de alimentos deve ser criteriosa, visto que a extração e isolamento desses metabólitos requerem uma grande quantidade de biomassa dificilmente renovável, devido ao crescimento lento do líquen. Atualmente, é possível obter substâncias liquênicas tanto por cultivo de tecidos, como por imobilizações celulares e enzimáticas, a partir do talo in natura, utilizando pequena quantidade de material liquênico. Portanto, este trabalho objetiva investigar a produção de compostos fenólicos a partir de células imobilizadas de Parmotrema andinum (Müll. Arg.) Hale utilizando acetato de sódio como precursor da biossíntese dos fenóis. Ensaios de atividade antimicrobiana com extratos orgânicos do talo in natura, eluatos celulares e do ácido lecanórico isolado de P. andinum Hale demonstraram ação contra bactérias Gram-positivas. Através de testes biocromatográficos foi possível associar a atividade antibacteriana ao ácido lecanórico e uma substância não identificada presente na espécie. As substâncias produzidas através de imobilização celular não exibiram ação inibitória frente os microrganismos testados.

Keywords : ácido lecanórico; atividade antibacteriana; imobilização celular.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese