SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Valoração da Aroeira (Myracrodruon urundeuva Allemão): perspectivas para a conservaçãoRevisão taxonômica de Leptolobium (Papilionoideae, Leguminosae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Botanica Brasilica

versão impressa ISSN 0102-3306

Resumo

CARMO, Marta Regina Barrotto do  e  ASSIS, Marco Antonio de. Caracterização florística e estrutural das florestas naturalmente fragmentadas no Parque Estadual do Guartelá, município de Tibagi, estado do Paraná. Acta Bot. Bras. [online]. 2012, vol.26, n.1, pp. 133-145. ISSN 0102-3306.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-33062012000100015.

A Floresta Ombrófila Mista na região dos Campos Gerais do Paraná é naturalmente fragmentada, ocorrendo em forma de capões ou ao longo dos cursos d'água. Com o objetivo de caracterizar a composição e estrutura destes fragmentos e avaliar as correlações entre a distribuição das espécies e variáveis do solo de tal região, realizou-se um estudo no Parque Estadual do Guartelá, Município de Tibagi (24°39'10"S e 50°15'25"W). Foram alocadas 50 parcelas de 10x10m, distribuídas em capões de diferentes tamanhos e ao longo da floresta que acompanha o Rio Iapó, amostrando todos os indivíduos com altura > 3m. Foram encontrados um alto número de espécies (140) e uma elevada diversidade (H'=4,10), valores acima daqueles relatados para o domínio da Floresta Ombrófila Mista. As análises da composição e estrutura revelaram uma flora de transição entre a Floresta Ombrófila Mista e a Floresta Estacional Semidecidual, com uma maior similaridade com esta última, possivelmente influenciada pelo clima. Uma análise de correspondência canônica identificou as variáveis textura e acidez como as correlacionadas com a distribuição de abundâncias das espécies, ordenando dois grupos distintos: um formado pelas parcelas distribuídas nos capões, relacionadas fortemente à textura do solo; e outro pelas parcelas alocadas na floresta de galeria, associadas principalmente com a disponibilidade de nutrientes.

Palavras-chave : análise de correspondência canônica; Campos Gerais do Paraná; comunidade arbórea; fitossociologia; Floresta Ombrófila Mista.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português