SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1A numerical taxonomic study of the family Zygophyllaceae from EgyptInfluence of edge distance and leaf density on the abundance of pioneer plants in a patch of tropical submontane forest in the Ecological Station of Wenceslau Guimarães (Bahia, Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Botanica Brasilica

Print version ISSN 0102-3306

Abstract

MARIMON, Beatriz Schwantes et al. Florística dos campos de murundus do Pantanal do Araguaia, Mato Grosso, Brasil. Acta Bot. Bras. [online]. 2012, vol.26, n.1, pp. 181-196. ISSN 0102-3306.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-33062012000100018.

O presente estudo teve como objetivo determinar e comparar a riqueza e a composição de espécies de angiospermas entre campos de murundus (CM) do Parque Estadual do Araguaia (PEA), em uma das maiores planícies de inundação do Brasil. O PEA localiza-se em Novo Santo Antônio, Mato Grosso, sendo delimitado a leste pelo Rio Araguaia e a oeste pelo Rio das Mortes. Foram realizadas coletas intensivas da flora em 11 hectares, e áreas adjacentes, de CM distribuídos ao longo do PEA. Estudos do meio físico foram realizados através de descrições in situ. Os solos são do tipo Plintossolo, hidromórficos minerais, profundos, imperfeitamente a mal drenados, com baixa permeabilidade. No total foram coletadas 318 espécies, 193 gêneros e 66 famílias. Nos CM os valores variaram de 51 a 135 espécies, 42 a 107 gêneros e 27 a 52 famílias. Erythroxylum suberosum foi considerada uma espécie típica de CM brasileiros, Curatella americana típica de CM de Mato Grosso e Byrsonima cydoniifolia típica do PEA. O padrão físico e de distribuição espacial dos murundus pode ser um reflexo do pulso de inundação sazonal, visto que a composição florística dos campos de murundus variou entre as áreas de influência dos rios que delimitam o parque. Este foi o maior levantamento florístico já realizado em CM, permitindo relevante ampliação do conhecimento e registro de espécies típicas do Bioma Cerrado e que ocorrem nessa fitofisionomia.

Keywords : Planície de Inundação do Araguaia; inundação; campo graminoso; Erythroxylum suberosum.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese