SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Floristics of floodplain 'murundus' of the Pantanal of Araguaia, Mato Grosso, BrazilFire and dynamics of a woody community in the cerrado of Barra do Garças, Mato Grosso, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Botanica Brasilica

Print version ISSN 0102-3306

Abstract

RIGUEIRA, Dary Moreira Gonçalves et al. Influência da distância da borda e do adensamento foliar sobre a abundância de plantas pioneiras em um fragmento de floresta tropical submontana na Estação Ecológica de Wenceslau Guimarães (Bahia, Brasil). Acta Bot. Bras. [online]. 2012, vol.26, n.1, pp. 197-202. ISSN 0102-3306.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-33062012000100019.

Efeitos de borda são modificações nos parâmetros físicos, químicos e biológicos observados na área de contato da margem da floresta com a matriz circundante, sendo a disponibilidade de luz um fator crucial para o seu desencadeamento. O objetivo do estudo foi avaliar a influência da disponibilidade de luz sobre a abundância de espécies pioneiras no interior de fragmentos de uma floresta tropical submontana, no município de Wenceslau Guimarães, Bahia. Os resultados mostram uma redução da abundância de espécies pioneiras com o aumento da distância em relação à borda, sendo explicada pelo aumento do adensamento foliar, e conseqüente diminuição da disponibilidade de luz a partir de 30 metros de distância da borda. O entendimento deste padrão se mostra satisfatório ao explicar a distribuição de plantas pioneiras em paisagens fragmentadas, sendo útil no desenvolvimento de estratégias de gestão visando o manejo adequado da paisagem.

Keywords : efeito de borda; disponibilidade de luz; estrato florestal; fragmentação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese