SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Strategies in the use of light energy by Genipa spruceana Steyerm seedlings subjected to floodingEarly growth of Piptadenia stipulacea (Benth.) Ducke and Anadenanthera colubrina (Vell.) Brenan var. cebil (Griseb.) Altshul (Fabaceae) exposed to different levels of shade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Botanica Brasilica

Print version ISSN 0102-3306

Abstract

FABRICANTE, Juliano Ricardo; ARAUJO, Kelianne Carolina Targino de; ANDRADE, Leonaldo Alves de  and  FERREIRA, Jéssica Viviane Amorim. Invasão biológica de Artocarpus heterophyllus Lam. (Moraceae) em um fragmento de Mata Atlântica no Nordeste do Brasil: impactos sobre a fitodiversidade e os solos dos sítios invadidos. Acta Bot. Bras. [online]. 2012, vol.26, n.2, pp. 399-407. ISSN 0102-3306.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-33062012000200015.

O objetivo do trabalho foi avaliar os impactos causados por A. heterophyllus sobre a riqueza e diversidade da vegetação e sobre os solos de um fragmento de Floresta Ombrófila Aberta, Município de Areia, PB. A área estudada localiza-se no Campus II da Universidade Federal da Paraíba. No fragmento, foram instaladas 10 pares de parcelas de 100 m². Metade destas unidades amostrais (AI - ambiente invadido) foi disposta de forma que apresentasse em seu centro um exemplar adulto de A. heterophyllus. Paralelamente a cada uma destas parcelas, outra unidade amostral (AN - ambiente natural) foi alocada. Foi avaliado o número de espécies, a abundância de indivíduos, a diversidade e a equabilidade, além da química dos solos. Foram amostrados 14.008 indivíduos pertencentes a 79 espécies, dos quais 12.369 indivíduos de 50 espécies no AI e 1.639 indivíduos de 75 espécies no AN. A diversidade e a equabilidade geral foram, respectivamente, 0,24 e 0,06 no AI e 3,42 e 0,79 no AN. Todas as variáveis apresentaram diferenças significativas demonstrando que A. heterophyllus modifica os ambientes onde se dispersa. Quanto aos solos, alguns elementos tiveram suas concentrações mudadas enquanto outros não. Constatou-se que A. heterophylus altera de forma contundente a riqueza de espécies, a diversidade da vegetação e os solos dos sítios invadidos, o que torna necessárias ações de mitigação para o controle da mesma.

Keywords : bioinvasão; Floresta Ombrófila Aberta; jaca.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese