SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Pericarp structure in Banisteriopsis C.B.Rob. and Diplopterys A.Juss. (Malpighiaceae): new data supporting generic segregationMosses as indicators of atmospheric metal deposition in an industrial area of southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Botanica Brasilica

Print version ISSN 0102-3306

Abstract

HARETCHE, Federico; MAI, Patricia  and  BRAZEIRO, Alejandro. Flora lenhosa do Uruguai: inventário e implicação na região Pampeana. Acta Bot. Bras. [online]. 2012, vol.26, n.3, pp. 537-552. ISSN 0102-3306.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-33062012000300004.

Contar com um conhecimento adequado da flora é fundamental para o desenvolvimento de investigação em diversos campos disciplinares. Neste contexto, nosso trabalho surge da necessidade de atualizar e melhorar a informação disponível sobre a flora lenhosa nativa do Uruguai. Nossos objetivos são determinar objetivamente a flora lenhosa uruguaia (arbustos e árvores), avaliar a completude do inventário e explorar sua similaridade com regiões vizinhas. Ao analisar a flora do Uruguai, produzimos definições operacionais de arbustos e árvores e obtivemos uma lista de 313 espécies (57 famílias, 124 gêneros). Usando 7.418 registros de distribuição, geramos curvas acumulativas de riqueza de espécies para estimar o potencial máximo de riqueza de espécies em escala nacional e local. Concluímos que a completude a nível nacional é elevado (89-95%), mas em escala local é menor e bastante heterogêneo. Existem ainda grandes áreas sem dados ou com pouca informação. Encontramos que as espécies arbóreas do Uruguai, comparativamente, apresentam similaridade elevada com a Província de Entre Rios (Argentina), média com a Província de Buenos Aires (Argentina) e baixa com o Rio Grande do Sul (Brasil). Conclui-se que a riqueza de árvores e arbustos da flora uruguaia é maior do que a esperada para uma região de pradarias, e as diferenças encontradas nos indíces de similaridade com as floras lenhosas vizinhas estimulam estudos futuros para reavaliar o esquema fitogeográfico da região.

Keywords : Distribuição geográfica; Completude do inventário; Arbustos e árvores; Fitogeografia do Uruguai.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English