SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Species of Cladonia P. Browne (Cladoniaceae, Ascomycota), of Supergroup Cocciferae, Crustaceae and Perviae, from restinga vegetation and rocky shores of Paraná and Santa Catarina, BrazilOntogeny of fruits of Alternanthera tenella Colla and Amaranthus blitum Linnaeus (Amaranthaceae) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Botanica Brasilica

Print version ISSN 0102-3306

Abstract

RANIERI, Bernardo Dourado et al. Fenologia reprodutiva, sazonalidade e germinação de Kielmeyera regalis Saddi (Clusiaceae), espécie endêmica dos campos rupestres da Cadeia do Espinhaço, Brasil. Acta Bot. Bras. [online]. 2012, vol.26, n.3, pp. 632-641. ISSN 0102-3306.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-33062012000300012.

A fenologia reprodutiva e a germinação de sementes foram estudadas em uma população de Kielmeyera regalis da Serra do Cipó, MG. Foram calculados os índices de atividade e intensidade de produção de botões, flores, frutos imaturos e frutos maduros ao longo de 2001. A influência do clima sobre a fenologia foi avaliada por Análise de Correspondência Canônica (CCA). A germinação foi avaliada a temperaturas constantes de 15-35 ºC (com intervalos de 5 ºC) em câmaras de germinação com fotoperíodo de 12 h. A variância dos dados explicada pela CCA foi de 72,8%. A temperatura média do ar, evaporação e radiação solar global apresentaram altos coeficientes de correlação com a fenologia. O florescimento ocorreu nos meses quentes e úmidos, a maturação de frutos se estendeu na estação seca e fria, e a dispersão das sementes, logo antes da estação chuvosa. A germinabilidade foi superior a 80% nas temperaturas de 20-30 ºC, faixa ocorrente no período chuvoso logo após a dispersão das sementes. Comparações com outros estudos indicam que a dispersão e rápida germinação nesses períodos são fortes fatores adaptativos dentro do gênero. Os resultados são importantes para a compreensão dos fatores que afetam o sucesso reprodutivo e expansão populacional, e devem ser considerados para ações de manejo desta espécie rupestre endêmica.

Keywords : análise de correspondência canônica; clima; conservação; dispersão de sementes; Serra do Cipó.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese