SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Reproductive phenology, seasonality and germination of Kielmeyera regalis Saddi (Clusiaceae), a species endemic to rock outcrops in the Espinhaço Range, BrazilTwo new species of Handroanthus Mattos (Bignoniaceae) from the state of Bahia, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Botanica Brasilica

Print version ISSN 0102-3306

Abstract

HARTHMAN, Vanessa de Carvalho  and  SOUZA, Luiz Antonio de. Ontogenia do fruto em desenvolvimento de Alternanthera tenella Colla e Amaranthus blitum Linnaeus (Amaranthaceae). Acta Bot. Bras. [online]. 2012, vol.26, n.3, pp. 642-650. ISSN 0102-3306.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-33062012000300013.

Alternanthera tenella Colla e Amaranthus blitum Linnaeus são espécies invasoras que ocorrem em culturas e terrenos baldios na região de Maringá, Paraná. O trabalho teve por objetivo a análise morfoanatômica dos frutos em desenvolvimento e estruturas não pericárpicas dessas duas espécies, com a finalidade de contribuir com informações estruturais para identificação das espécies, classificação dos frutos e investigações ecológicas. Flores e frutos foram coletados no campus da Universidade Estadual de Maringá, fixados em Glutaraldeído, secionados em micrótomo de rotação e corados com a azul de Toluidina. As bractéolas e perigônio são persistentes nos frutos e têm estrutura diferente nas duas espécies. O aquênio de Alternanthera tenella mantém o mesmo número de estratos celulares que o ovário, que sofrem colapso na fase madura, exceto o mesocarpo interno que se mantém com espessamento parietal em U e cristais. O utrículo de Amaranthus blitum é semelhante ao ovário em número de camadas celulares e apresenta aerênquima quando maduro. As sementes maduras são exotestais, com mesotesta e endotesta colapsadas, e embrião curvo. Nesse estudo, foram registrados alguns caracteres estruturais dos perigônios e dos frutos que são potencialmente significativos para caracterização e separação das espécies, ao contrário das sementes que são muito semelhantes.

Keywords : aquênio; perigônio; planta invasora; utrículo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese