SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Respiratory health hazards in agricultural activitiesIntrabronchial leiomyoma: report of a case with seven years of tumor evolution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pneumologia

Print version ISSN 0102-3586

Abstract

MAUAD, THAIS; SOUZA, SANDRINI LOPES DE; SALDIVA, PAULO HILÁRIO NASCIMENTO  and  DOLHNIKOFF, MARISA. Remodelamento brônquico na asma. J. Pneumologia [online]. 2000, vol.26, n.2, pp. 91-98. ISSN 0102-3586.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-35862000000200009.

É sabido que certos pacientes asmáticos apresentam perda parcial e irreversível da função respiratória ao longo do tempo. Postula-se que o processo inflamatório crônico em vias aéreas, característico da doença, poderia, através da liberação de diversos mediadores inflamatórios, ocasionar alterações estruturais irreversíveis nas vias aéreas e conseqüente piora da broncoconstrição, contribuindo assim para o fenômeno de perda de função pulmonar. A este processo creditou-se o nome de remodelamento brônquico. Nesta revisão descrevem-se os mecanismos propostos para o remodelamento brônquico, o papel dos diversos mediadores inflamatórios envolvidos e as diversas alterações patológicas observadas em vias aéreas asmáticas. Para cada alteração estrutural descrita, discute-se a possível conseqüência funcional. O entendimento do remodelamento brônquico é importante para o melhor manejo dos pacientes com asma e para a prevenção da deterioração funcional definitiva.

Keywords : brônquios; patologia; asma.

        · abstract in English     · text in Portuguese