SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue6A case-control study about indicators of non-compliance in patients with tuberculosisPleurodesis: future prospects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pneumologia

Print version ISSN 0102-3586

Abstract

DALCIN, PAULO DE TARSO ROTH et al. Asma aguda em adultos na sala de emergência: o manejo clínico na primeira hora. J. Pneumologia [online]. 2000, vol.26, n.6, pp. 297-306. ISSN 0102-3586.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-35862000000600005.

Asma é doença com alta prevalência em nosso meio e ao redor do mundo. Embora novas opções terapêuticas tenham sido recentemente desenvolvidas, parece haver aumento mundial na sua morbidade e mortalidade. Em muitas instituições, as exacerbações asmáticas ainda constituem emergência médica muito comum. As evidências têm demonstrado que a primeira hora no manejo da asma aguda na sala de emergência concentra decisões cruciais que podem determinar o desfecho desta situação clínica. Nesta revisão não-sistemática, os autores enfocaram a primeira hora da avaliação e tratamento do paciente com asma aguda na sala de emergência, descrevendo uma estratégia apropriada para o seu manejo. São consideradas as seguintes etapas: diagnóstico, avaliação da gravidade, tratamento farmacológico, avaliação das complicações e decisão sobre onde se realizará o tratamento adicional. Espera-se que estas recomendações contribuam para que o médico clínico tome a decisão apropriada na primeira hora do manejo da asma aguda.

Keywords : Asma; Medicina de emergência; Tratamento de emergência; Procedimentos clínicos; Serviços médicos de emergência.

        · abstract in English     · text in Portuguese