SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1Hypersensitivity pneumonitis to tobacco author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pneumologia

Print version ISSN 0102-3586

Abstract

FERREIRA, MARIA ANGÉLICA PIRES; GAZZANA, MARCELO BASSO; BARRETO, SÉRGIO SALDANHA MENNA  and  KNORST, MARLI MARIA. Síndrome hepatopulmonar em paciente com cirrose por vírus C e SIDA. J. Pneumologia [online]. 2001, vol.27, n.1, pp. 52-55. ISSN 0102-3586.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-35862001000100009.

A síndrome hepatopulmonar consiste na tríade de doença hepática, dilatações vasculares intrapulmonares e hipoxemia. Não há relatos de síndrome hepatopulmonar associada com SIDA. Relatamos o caso de uma mulher de 43 anos portadora de SIDA e de cirrose hepática por hepatite C, em uso de cotrimoxazol profilático para pneumocistose e de terapia anti-retroviral, com dispnéia progressiva, cianose, baqueteamento digital, aranhas vasculares e exame do tórax normal. A radiografia do tórax mostrava infiltrado retículo-nodular, o gradiente alvéolo-arterial de oxigênio estava aumentado e a função hepática alterada. Shunt intrapulmonar foi evidenciado por ecocardiografia bidimensional transtorácica e por cintilografia pulmonar perfusional, confirmando-se a síndrome hepatopulmonar.

Keywords : Síndrome hepatopulmonar; Síndrome da imunodeficiência humana adquirida; Hepatite viral humana; Anoxemia; Cirrose hepática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese