SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue7Functional results of arthroscopic treatment of shoulder instability without glenoid labral lesion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ortopedia

Print version ISSN 0102-3616

Abstract

MORAIS, Glaucia Queiroz  and  BURGOS, Maria Goretti Pessoa de Araújo. Impacto dos nutrientes na saúde óssea: novas tendências. Rev. bras. ortop. [online]. 2007, vol.42, n.7, pp. 189-194. ISSN 0102-3616.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-36162007000700002.

A nutrição é fator importante modificável no desenvolvimento/manutenção da massa óssea (MO) e prevenção da osteoporose. Esta é uma doença caracterizada por decréscimo na massa esquelética e elevação da suscetibilidade a fraturas. O desenvolvimento do pico de massa óssea (PMO) é ainda o maior determinante dessa condição. Por isso, alterações com a idade sinalizam a importância da manutenção de nutrição adequada durante o desenvolvimento desse pico. Indivíduos que atingiram elevado PMO terão, na idade adulta, baixo risco de desenvolver doenças osteometabólicas com o envelhecimento. Os efeitos dos nutrientes sobre as estruturas esqueléticas são intensos e amplos; alguns, há anos, são consistentemente relacionados com a saúde óssea, como o cálcio, fósforo e vitamina D. Entretanto, outros nutrientes vêm sendo sugeridos como essenciais para o metabolismo ósseo normal: proteínas, lipídeos, potássio, vitaminas K e A e cloreto de sódio. A influência das interações entre tais fatores nutricionais, meio ambiente, estilo de vida e hereditariedade auxiliarão na compreensão da complexidade do desenvolvimento da osteoporose e subseqüentes fraturas. Em adição, déficit energético pode acarretar redução da MO, em face dos distúrbios endócrino-metabólicos desencadeados pela privação alimentar. Esta revisão objetiva elucidar o impacto dos nutrientes e ingestão calórica sobre o osso, em diferentes estágios da vida, descrevendo possíveis interações entre nutrientes e como estas poderiam afetar a homeostase óssea e mineral.

Keywords : Osteoporose [prevenção & controle]; Fraturas óoseas [prevenção & controle]; Nutrientes; Necessidades nutricionais; Micronutrientes; Bebida gasosa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese