SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue7Assessment of esthetic deformity after tenotomy of the long head of the biceps in shoulder arthroscopyStrength analysis of surgical sutures used to repair the rotator cuff author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ortopedia

Print version ISSN 0102-3616

Abstract

PEREIRA, Gilberto José Cação et al. Clampe de Ganz no tratamento de urgência em lesões do anel pélvico. Rev. bras. ortop. [online]. 2008, vol.43, n.7, pp. 279-286. ISSN 0102-3616.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-36162008000700003.

OBJETIVO: Avaliar a eficiência do clampe de Ganz na estabilização e redução dos deslocamentos da pelve, quando utilizado no tratamento de urgência, além de aquilatar eventuais dificuldades e facilidades do método. MÉTODOS: O clampe de Ganz foi utilizado no tratamento de urgência em 31 pacientes com graves lesões do anel pélvico (Tile C) associadas a importante instabilidade hemodinâmica. RESULTADO: Entre os pacientes, 27 (87,1%) apresentaram evolução favorável, com estabilização, redução dos deslocamentos e compressão da região posterior do anel, além de estabilização hemodinâmica, e quatro (12,9%) evoluíram para óbito. CONCLUSÃO: O clampe de Ganz mostrou-se eficiente ferramenta no tratamento de urgência das lesões do anel pélvico, por ser de concepção simples, de rápida colocação, não impedir ou dificultar procedimentos no abdome e, principalmente, por permitir a estabilização da pelve, redução dos deslocamentos e compressão na região posterior do anel, local onde ocorrem os maiores sangramentos, reduzindo-os ou eliminando-os.

Keywords : Articulação sacroilíaca [lesões]; Ossos pélvicos [lesões]; Hemodinâmica; Hemorragia; Emergências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese