Acessibilidade / Reportar erro

Estudo comparativo entre as tenólises convencionais e com despertar intraoperatório realizadas na região do túnel osteofibroso flexor das mãos (zona 2)

Comparative study between traditional tenolyses and with intraoperative awakening performed on the flexor osteofibrous tunnel region of the hands (zone 2)

OBJETIVO: As tenólises dos tendões flexores na zona 2 são procedimentos difíceis e um verdadeiro desafio na cirurgia da mão. Com o objetivo de comparar os resultados obtidos entre as tenólises com despertar intraoperatório, realizadas sob anestesia locorregional (grupo 1), daqueles obtidos com as tenólises convencionais, realizadas sob anestesia geral ou bloqueio total do plexo braquial (grupo 2), os autores realizam um estudo prospectivo e controlado. MÉTODOS: Foram avaliados 22 pacientes com 39 dedos portadores de lesão de tendão flexor na zona 2 que evoluíram para aderências. Todos os pacientes foram operados após três meses e antes de um ano da sutura tendinosa primária. Todos apresentavam limitação da movimentação ativa sem melhora com a reabilitação. Os grupos 1 e 2 mostraram-se homogêneos em relação à idade dos pacientes, sexo, comprometimento pré-operatório e ausência de lesões ou patologias associadas. Todos os pacientes foram avaliados de acordo com a movimentação ativa (TAMs) no período pré-operatório e com seis meses de pós-operatório. RESULTADOS: A análise estatística dos dados obtidos nos grupos 1 e 2 demonstra que as tenólises realizadas pelas duas técnicas proporcionam bons resultados. Ao comparar os resultados da movimentação ativa total após seis meses da tenólise, observa-se que os pacientes do grupo 1, tratados pela técnica do despertar intraoperatório, apresentavam melhores resultados. CONCLUSÕES: As tenólises dos flexores na zona 2 proporcionam bons resultados em termos de ganho de amplitude articular. A técnica de despertar intraoperatório com anestesia locorregional proporciona resultados mais satisfatórios que a técnica convencional.

Traumatismos dos dedos; Traumatismos dos tendões; Tendões; Reabilitação


Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br