SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número5Contribuição ao estudo anatômico do retalho vascularizado corticoperiosteal do côndilo medial do fêmurAvaliação biomecânica da influência do macheamento e do desenho dos parafusos cervicais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ortopedia

versão impressa ISSN 0102-3616

Resumo

AVANZI, Osmar et al. Fratura toracolombar do tipo explosão: correlação entre cifose e função após tratamento conservador. Rev. bras. ortop. [online]. 2009, vol.44, n.5, pp. 408-414. ISSN 0102-3616.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-36162009000500007.

OBJETIVO: Avaliar a correlação entre cifose pós-traumática e função nos pacientes submetidos ao tratamento conservador das fraturas toracolombares do tipo explosão. MÉTODOS: Realizado estudo retrospectivo segundo os critérios de Denis e Magerl classificados como subtipo A3 em 36 pacientes que preencheram o critério de inclusão para esta amostra e submetidos à aplicação de gesso antigravitacional ou órtese toracolombossacra (TLSO). A média de idade dos pacientes estudados foi de 50,83 anos, com mínimo de 13 e máximo de 83 anos, sendo 20 do sexo masculino e 16 do feminino. O resultado do tratamento foi avaliado com base no questionário de qualidade de vida Short Form-36 (SF-36) e nas escalas de dor e trabalho de Denis e o quadro clínico neurológico conforme a classificação de Frankel. A quantificação da dor foi realizada com base na escala visual analógica da dor (EVA) A mensuração da cifose residual foi obtida pelo método de Cobb à admissão e ao final do seguimento. Mostrar o grau maior, menor e a média na admissão e no final do tratamento. RESULTADOS: Foi observada fraca correlação positiva (r = 0,563; p < 0,001) entre a cifose residual e o escore de dor (EVA). Não houve correlação entre cifose final e o SF-36 e as escalas de Denis (p > 0,05). CONCLUSÃO: Não existe evidente relação entre a cifose residual e o desfecho funcional e de sintomas dos pacientes.

Palavras-chave : Fraturas da coluna vertebral [terapia]; Fraturas da coluna vertebral [complicações]; Cifose; Resultado de tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português