SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Post-traumatic stiffness of the elbowAnalysis of clinical and functional outcome and complications of talar neck fractures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ortopedia

Print version ISSN 0102-3616

Abstract

GUIMARAES, Rodrigo Pereira et al. Estudo do tratamento das fraturas da cabeça do fêmur. Rev. bras. ortop. [online]. 2010, vol.45, n.4, pp. 355-362. ISSN 0102-3616.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-36162010000400004.

OBJETIVO: Estabelecer diretrizes para o tratamento das fraturas da cabeça femoral e determinar a melhor via de acesso nos casos tratados cirurgicamente. MÉTODOS: Avaliamos os resultados clínicos e radiográficos de 13 pacientes (13 fraturas) tratados cirurgicamente entre maio de 1986 e julho de 1996 no Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (SCMSP), Pavilhão "Fernandinho Simonsen". RESULTADOS: Entre as seis fraturas Pipkin 1, cinco foram submetidas à ressecção do fragmento, o que nos levou a quatro resultados excelentes e um bom, sendo este com fixação do fragmento. Três pacientes apresentaram fraturas Pipkin 2 e todas foram fixadas, observados dois excelentes resultados e um regular. Dois pacientes Pipkin 3 foram submetidos à artroplastia primária. Dos dois pacientes com lesão Pipkin 4, um foi tratado com redução e osteossíntese da fratura do acetábulo, sem abordar o fragmento da cabeça que estava bem reduzido e resultou em artrose precoce, e o outro foi submetido à artroplastia total como tratamento primário. CONCLUSÃO: Concluímos após comparação da revisão da literatura com a análise dos nossos casos, que o tratamento da fratura da cabeça femoral deve ser cirúrgico e a escolha da via de acesso vai depender do tipo de fratura.

Keywords : Fêmur; Cabeça do fêmur; Fixação de fratura; Consolidação da fratura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese